Saiba Mais: Tipos de Ovos
- Li Rodrigues
- 17 de mar. de 2016
- 2 min de leitura
Gente, nessa minha busca por uma vida mais saudável tenho lido e aprendido muito sobre o que preferir na hora da alimentação. Cada dia é mais comum vermos pessoas adoecendo; hoje o câncer, por exemplo, já não tem mais hora nem idade. Na minha leiga desconfiança científica, algo mudou todo mundo - vejam, minha vó está firme e forte aos 93 anos de idade, com uma saúde que muita gente nova não tem. Acho que a alimentação tem um papel fundamental nessa mudança toda! Hoje vivemos à base de industrializados que há pouco nem existiam e que não sabemos como nos afetar no longo prazo...
Minha inquietude do dia foi sobre ovos: branco, vermelho, caipira, orgânico... Qual será o melhor?

Lendo sobre o tema, aprendi que:
1. A coloração do ovo não interfere no seu valor nutricional, a cor muda de acordo com a raça da galinha;
2. O que precisamos notar é se o ovo é de granja ou não. Galinhas de granja são "escravas" da produção de ovos, crescem confinadas, perdem seus bicos para não poderem escolher o que ciscar e não disperdiçar comida, tem uma alimentação à base de aditivos para estimular que ponham mais e mais ovos. Todo esse processo maluco transfere ao alimento o que a galinha tem em seu organismo, logo ovos de granja são a pior opção.
3. Ovos caipiras são os colocados por galinhas criadas soltas, que ciscam livremente. Melhor que os fe granja, mas ainda não a melhor opção.
4. Por fim temos os ovos orgânicos, das galinhas que são criadas soltas, alimentadas com ração orgânica e não tomam antibióticos ou estimulantes. Melhor opção!
Perto de casa é bem difícil achar ovos orgânicos, então geralmente opto pelo caipira.
A marca que tem no mercado do bairro é a da foto abaixo e tudo indica que são mesmo de aves soltas... Como sei? Geralmente acho um pontinho preto numa bolsinha esbranquiçada que fica próxima à gema ovo (o que siginifica que foi fecundado, nada de podre ou coisa do gênero).
Brigadeiros,
*Li*

コメント