Saiba Mais: Manteiga x Margarina
- alinebfrodrigues
- 16 de mar. de 2016
- 1 min de leitura

MARGARINA
A margarina é obtida por meio da hidrogenação de óleos vegetais. Em geral, contém gorduras trans que são MUITO PREJUDICIAIS para a saúde. Seu consumo está relacionado com um aumento na ação das prostaglandinas pró-inflamatórias, que gera vários malefícios ao organismo, como: AUMENTO DE CRISES DE ENXAQUECA, GANHO DE PESO, CÓLICAS MENSTRUAIS, FIBROMIALGIA, DIMINUIÇÃO DA PRODUÇÃO DE LEITE MATERNO, DEPRESSÃO E AUMENTO DE RISCO CARDIOVASCULAR E CÂNCER.
Mas e aquelas que se dizem “sem gordura trans”? Elas usam um processo que mistura óleos líquidos com gordura hidrogenada (interesterificação), que também é prejudicial.
Leia os ingredientes de uma margarina e verá o quão artificial ela é. Dentre os ingredientes, encontramos até solventes de petróleo (hexano), soda, vários produtos químicos que aumentam seu prazo de validade e melhoram o sabor.
Um estudo que ocorreu na Universidade de Harvard mostrou que mulheres que consomem margarina têm 53% a mais de chances de desenvolver problemas cardíacos, quando comparado àquelas que consomem manteiga.
MANTEIGA
A manteiga é derivada da gordura do leite, ou seja, gordura de origem animal. Possui colesterol e de gorduras saturadas. É rica em ômega 6, que é um ácido graxo essencial para o bom funcionamento do organismo, combatendo o LDL e os altos níveis de glicose no sangue. Desde que não haja exageros, a manteiga não compromete a dieta e até faz bem à saúde.
O organismo reconhece a gordura da manteiga como natural e consegue metabolizar de uma forma mais satisfatória.
A manteiga mais pura é a manteiga ghee, que é um tipo que sofreu um processo de clarificação (pode ser caseiro) e assim ela fica sem lactose e muitas outras substancias indesejadas.
Comments